Todos já devem ter visto ou lido algumas coisas sobre a realidade aumentada.
Citei minha paixão por essa tecnologia, no post anterior, sobre o futuro da mídia impressa, mas ainda fico triste em ver que poucos estão enxergando as reais utilidades para ela.
Num papo com a amiga/twitteira/estilista Ana Passarelli, da possibilidade de usar-se R.A. nos catálogos de moda, Onde os clientes poderiam ver, não apenas as fotos de uma determinada peça de roupa, mas também cenas de um desfile com modelos reais ou virtuais usando-as, ela me quastionou sobre encarecer o processo. Eu acho que uma solução de interação dessas, acaba por agilizar o processo de vendo.
Uma outra fatia de mercado que está sendo desperdiçada por falta de uso da R.A. é a literatura. Poderiam os jornais, deixar tudo bem mais interessante unindo a mídia impressa e virtual, imprimindo o código de visualização em suas publicações, levaria o leitor até sua página na web para ter mais interação e até mesmo, atualização sobre a matéria impressa. Livros poderiam mostrar fatos históricos ou podendo animar uma fábula infantil. A coisa toda poderia ser bem mais visual, bem mais bonita e atrativa.
O projeto Natal da Microsoft, para seu console de jogo, o XBox 360 é uma outra vertente que logo veremos nas casas das pessoas. Em um post futuro sobre a domótica, ou a capacidade de tornar a casa mais automatizada e autônoma, contarei mais sobre. Mas o Projeto Natal esta bem alinhado com um presente, e não mais o futuro.
O console de jogo da Nintendo o Wii, começou essa revolução do sofá. Eu mesmo optei por esse console, pela possibilidade de poder me movimentar enquanto jogo. Poder fazer movimentos com a espada laser do Guerra nas Estrelas é um sonho quase real nos dias de hoje. Lutar boxe na sua sala, na sua TV, sair suado com o exercício e não ter nenhum hematoma ao final do combate, fez minha escolha ser fácil, quando fui às compras. mas me vejo adquirindo um novo modelo com mais potencial de interação em pouco tempo.
Podemos ver que existem movimentos e tentativas de tornar a realidade aumentada mais popular e conhecida, como vista nas embalagens de Dorito’s a alguns meses. Mas muitos viam e por desinteresse, ignoravam a existência e nem sequer acessavam o conteúdo para saber do que se tratava.
Através de um celular ou da sua webcam, podemos nos divertir com várias opções de Realidade Aumentada. Mas tudo em caráter de diversão, alguém realmente já viu uma iniciativa de uso comercial, com fins lucrativos disso? Existem, mas são poucas e tímidas. Ainda é encarado como um grande desafio, um brinquedo interativo.
Estou com alguns estudos e projetos na área, e o que mais escuto são coisas como: “Mas, isso tem mesmo futuro?” Minha resposta é, sempre a mesma, é o futuro!
Nós, como consumidores e produtores de conteúdo, podemos começar a nos acostumar com essa idéia. pois será uma onda, e assim que pegar, será um Tsunami para quem não estiver alinhado com essa idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário